Sunday, August 01, 2004

Muitos me perguntam se não me irrita o fato de várias festas espelharem à Trash 80's, da programação sonora à estética visual. Eu digo que não. Realmente isso não me incomoda. O que me deixa "pistola" é quando usam o nome da festa em vão. Montam uma festa nos moldes da Trash no interior de São Paulo e usam frase notória como "diversão garantida", "preconceito não entra aqui", ou mesmo "o melhor da Trash 80's". Isso ilude as pessoas que vão. A Trash continua sendo uma festa de amigos, numa proporção bem elástica e que começa a sofrer um pouco com a popularização.

Lembro que uma amiga me disse que a festa não duraria "nem mais um semestre", visto que o ano era 2003 e estávamos na maioria dos veículos da mídia. Não aconteceu. Passamos, agora, por mais um onda de invasão televisiva e o fruto disso é uma curiosidade grande em torno do que acontece naquele cubo bem no centro de São Paulo. Vai passar de novo.

O que me incomoda muito é oportunismo. Pessoas próximas que procuram tirar lascas do pseudo-sucesso. Não tenho mais quinze anos, nem acredito totalmente na sinceridade das pessoas, mesmo assim não isenta o sentimento de repulsa que me dá toda vez que alguém se aproxima apenas por interesse.

Respeitar minha individualidade é regra básica. Os direitos de uso da marca é uma questão legal. Existem duas pessoas: eu e o DJ co-realizador. Quem quiser se aproximar tenha isso em mente.
"Conformar-se é uma atitude covarde!" Sempre me disseram isso, porém ando discordando ultimamente. Passei a dividir o meu dia-a-dia entre essencial e corriqueiro. Para coisas que não darei continuidade, acabo optando pela conformidade. Exemplos:
1) Lentidão do Orkut - a ferramenta é fantástica mas a invasão de nós brasileiros de uma forma desenfreada fez o sistema parar...ou quase. Conformo-me porque o sistema não é pago, consigo usá-lo ainda e isso é uma regra com qualquer comunidade on-line gratuita;
2) Pipoca no cinema - durante anos me irritei com o simples fato de ver alguém entrando com um saco de pipoca na sala, principalmente se o filme não era um campeão de bilheteria. Cansei, não tem jeito mesmo e o melhor é ir à sessão da tarde ou alugar um DVD;
3) Políticos em geral - sempre fui PT, adorava o partido, ajudei a eleger a Marta e o Lula. Aqui em São Paulo as coisas não estão ruins mas bem abaixo do esperado e lá em Brasília a coisa não deslancha. Parei de idealizar e acreditar em política. Congelei minhas esperanças.