Friday, March 07, 2008

Coisa esquisita da semana: Zombie Zombie

Eis que caiu na minha tela uma das coisas mais estranhas dos últimos tempos: o duo francês Zombie Zombie e seu álbum "A Land For Renegades". A primeira impressão me remeteu ao som do Suicide, pela sonoridade obscura, formação, referências... Ainda não sei se gostei ou não, mas já me chamou a atenção pra ir ao MySpace da dupla, assistir alguns vídeos, tentar compreender essa psicodelia do medo que tanto propaga.

Melhor que tentar explicar, posto aqui os links pra que tirem as próprias conclusões

No MySpace: http://www.myspace.com/therealzombiezombie

No Youtube

Thursday, March 06, 2008

Está na hora de balançar a franja. De novo.

Não sei já perceberam que as "guitar bands", como eram conhecidas aqui no Brasil no final da década de 80 e começo de 90, estão de volta. Rock com guitarra tem aos montes mas me refiro à turma das franja e dos "walls of sound" com guitarras distorcidas, ambiência extrema, vocais angelicais e etéreos, batidas dançantes... sim, o pessoal shoegazer. Pra quem não lembra, o lance era "viajar" nas músicas e balançar as enormes cabeleiras em formato de cuia (ou mesmo os franjões) olhando para o os próprios pés. Tinha muita gente bacana como os mais "pops" Charlatans, Stone Roses, Inspiral Carpets e os mais "oceanics" Slowdive, Lush, Ride, Chapterhouse Swervedriver e, claro, My Bloody Valentine.

Uma nova geração está surgindo, depois do estouro do Kasabian, claro, que pega mais os breakbeats de bateria do que as guitarras distorcidas. Nomes bacanas como Klimt (os polacos) e Pluramon nos remete aos melhores momentos de fofura etérea.

E a volta do My Bloody Valentine agora no começo de 2008, com muitos shows agendados nos principais festivais europeus, deve alavancar um novo boom de guitarras distorcidas atmosféricas.

Dois momentos:

Pluramon - www.myspace.com/pluramon



My Bloody Valentine - www.myspace.com/lovelessvalentine

Como montar um site?

Muitos não sabem mas tenho uma produtora web, a Fiber, que também está há um bom tempinho no mercado. Recentemente mudamos pra um endereço novo e reestruturamos a equipe assim como a Volkswagen fez. OK, nossa equipe talvez não use os mesmos recursos. Veja o vídeo que anuncia o novo site inglês da montadora.

Wednesday, March 05, 2008

NIN libera músicas novas via torrent

Sinais dos tempos mesmo. Muitos já perceberam que dá pra conviver pacificamente com múltiplos formatos de distribuição de músicas e ainda ganhar uma boa grana com os shows, devido a divulgação em larga escala que a Internet oferece.

Trent Reznor, que não é bobo, já tinha tentado uma aproximação com "Year Zero" e agora, com as sobras e extras, dá um passo a frente com "Ghost" um super-pacote de formatos pra agradar a todos. Até aqueles que já correm para os torrents da vida. tem 9 nove músicas que serão disponilizadas gratuitamente.

Veja mais em http://ghosts.nin.com/
Chicletes da semana

Duas músicas não saem da minha cabeça... eu tento me livrar e não consigo!

Hercules and Love Affair - Blind



Moby - Disco Lies



O que elas têm em comum? Um forte apelo disco. Sem essa de "vamos voltar aos tempos da dança com globo", mas o que ambos propõem em seus respectivos novos trabalhos, "Hercules and Love Affair" e "Last Night" é que a música eletrônica pode ser pop ser ser bagaceira. OK, vocês já devem ter ouvido versões electro-house-energia-fm de "Disco Lies" mas Moby acertou a mão mais uma vez no balanço exato entre o pop dançante e as referências clássicas. Já "Blind" é a minha candidata a música do ano (eu sei que mal começou, mas já temos que fazer nossa listinha). A participação de Antony Hegarty (voz e lider da cult Antony and the Johnsons) emprega um contrampondo delicioso entre melodias esquisitas e ritmo dançante. O baixo oitavado é fantátisco.

MySpace:
Hercules and Love Affair
Moby
Newton e a maça

FiberOnline ganha um blog (finalmente)

O FiberOnline fará 11 anos em 2008 mas ainda sofremos com um estrutura não tão bacana, principalmente pra encontrar conteúdo e produtores bacanas. Desde o comecinho do ano as coisas começaram a ver uma luz e o resultado é o Blog do FiberOnline.

Desenvolvido pelo pessoal da minha produtora (Fiber), o blog se destaca pelo ar de contemporaneidade que o resto do site ainda peca por não ter. As tecnologias atuais que facilitam a vida de qualquer web publisher estão lá. Para os usuários, então, ficou muito mais fácil pesquisar masi de uma década de notícias sobre a cena eletrônica, principalmente a brasileira. O Google é uma mão na roda, claro, mas não ter que sair do site pra achar o que você quer é muito mais prazeroso.

Além disso, integração de players (o do Fiber mudou), You Tube, Flickr e Last FM deixa o mundo do FiberOnline mais próximo a todos. Também está rolando o perfil no MySpace, que, numa primeira etapa buscar unir os produtores hospedados no Fiber pra troca de informações e aumento de visibilidade.

O primeiro passo taí.
Feliz Ano Novo (de novo)

Sim, março é o mês que anuncio novidades por aqui. Foram férias desse espaço virtual. Aliás, blog deve ser algo que te dê prazer em fazer, que não não fique naquela cobrança chata de ter que caçar assuntos. Como os últimos dois meses foram extremamente tumultuados, a dose equilibrada entre prazer/vontade/necessidade não foi alcançada.

Já fui muito mais freqüente em postagens, mas hoje em dia estou cada vez mais "antena" do que "transmissor", pelo menos na minha vida pessoal. Falo principalmente da área musical que não pára de me surpreender. Sem nem mesmo imaginar, meu HD vai lotando de bom boas músicas, bandas novas, descobertas arqueológicas, hits que elejo com "a música do ano", além de um alto teor de descartabilidade característico dos consumidores ávidos por novidades.

Vamos ligar a ventoinha e começar a falar um pouco mais do universo de Eneas, o Neto em 2008.