Thursday, September 20, 2007

Tristeza

Viagem é feita para descobrirmos coisas novas, hábitos dos moradores, lesar muito, descansar, encher a cara em algumas noites mas não combina com tristeza. Aliás, é um sentimento proibido quando se está bem acompanhado, num lugar bacana e se divertindo muito.

Foram apenas dez minutos. Tempo de entrar, sentir uma atmosfera densa porém totalmente asséptica pela falta da presença de humanos. Espalhados pelos arredores daquela enorme sala, milhares de corpos metálicos esperando por um mínimo de atenção. Um rapaz entra e rapidamente percebe que cometeu um engano. Não era o que procurava. Novamente a sala fica vazia. Apenas uma pessoa responsável por manter tudo em ordem permanece. Posso dizer até que estava de mãos atadas, pois nada pode fazer.

É assim foi minha sensação ao entrar no que já foi uma das melhores lojas de CDs de Barcelona. Há menos de quatro anos, gastava ao menos três horas em cada uma das lojas que costumava visitar nas viagens pela Europa. Sempre encontrava muitos discos e DVDs. Hoje foi uma experiência péssima. Nada me motivava a gastar vinte euros naquela compilação bizarra de hits espanhóis dos anos 80. "Acho na Internet", pensei. Saldo da viagem: dois DVDs e um box limitado com 10 CDs.

Senti pela primeira vez como o mercado está em mutação. Claro que acompanho tudo o que ocorre no seguimento, que as vendas de discos caem todos os anos, que as pessoas começaram a baixar e até pagar por isso mas ainda não tinha conseguído entender como isso afetaria esses pólos de troca de informação chamados simplesmente de lojas de discos. Aqueles encontros semanais para bater papo com amigos distantes, as indicações do vendedor, as novidades espalhadas nas prateleiras... Sim, deu saudade. Justo eu, uma pessoa totalmente a favor da tecnologia, que entende a troca constante de plataformas e tal.

Me senti fragilizado e muito triste. A música sempre vai existir, mas como vamos interagir com ela, isso ainda está sendo escrito. Engraçado, antigamente bastava dar o "play", não?

3 comments:

Anonymous said...

Acho que, depois da internet e do oceano de informação (sem julgamento de útil ou inútil), alguns mercados começaram a ficar obsoletos. Não vão acabar, é como o jornal impresso. Mas já não são tão gloriosos quanto costumavam ser.

Beijos!

Anonymous said...

Já me vi assim em outras situações. E realmente é péssimo.
Chego a arriscar dizer que a base da tristezinha momentânea é embasada em "aconteceu embaixo do meu nariz e eu não percebi?"
Ainda que tenha visto tudo acontecer...

Carlos E. Faraco said...

Suportes são suportes. Pena que o suporte da decepção e da melancolia não sejam um CD, um vinil, um pendrive... Pena que seja o coração e a alma. Por outro lado, esses se recuperam com mais intereiza que aqueles.
No seu caso, você é o suporte: a música está dentro de você. Pelo menos pra quem sabe ouvir.