Thursday, March 06, 2008

Está na hora de balançar a franja. De novo.

Não sei já perceberam que as "guitar bands", como eram conhecidas aqui no Brasil no final da década de 80 e começo de 90, estão de volta. Rock com guitarra tem aos montes mas me refiro à turma das franja e dos "walls of sound" com guitarras distorcidas, ambiência extrema, vocais angelicais e etéreos, batidas dançantes... sim, o pessoal shoegazer. Pra quem não lembra, o lance era "viajar" nas músicas e balançar as enormes cabeleiras em formato de cuia (ou mesmo os franjões) olhando para o os próprios pés. Tinha muita gente bacana como os mais "pops" Charlatans, Stone Roses, Inspiral Carpets e os mais "oceanics" Slowdive, Lush, Ride, Chapterhouse Swervedriver e, claro, My Bloody Valentine.

Uma nova geração está surgindo, depois do estouro do Kasabian, claro, que pega mais os breakbeats de bateria do que as guitarras distorcidas. Nomes bacanas como Klimt (os polacos) e Pluramon nos remete aos melhores momentos de fofura etérea.

E a volta do My Bloody Valentine agora no começo de 2008, com muitos shows agendados nos principais festivais europeus, deve alavancar um novo boom de guitarras distorcidas atmosféricas.

Dois momentos:

Pluramon - www.myspace.com/pluramon



My Bloody Valentine - www.myspace.com/lovelessvalentine

No comments: